Palestra de Maurício Salles sobre como funciona a ATeG.

A ATeG Rio de Janeiro realizou seu primeiro Dia de Campo voltado para o setor de agroindústria, no Rancho Du Valle, famoso pela produção de queijos premiados e pelo doce de leite reconhecido entre os melhores do mundo no 3º Mundial do Queijo. A propriedade integra ainda a renomada Rota do Queijo. O evento reuniu 70 participantes, incluindo produtores rurais, estudantes universitários, e representantes do Sindicato Rural de Valença.

Rodrigo do Valle Nogueira, produtor rural e proprietário da Du Valle, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho em equipe. Ele enfatizou a oportunidade de compartilhar os resultados alcançados ao longo de quatro meses do programa ATeG: “Ao longo desses primeiros meses de atendimento, já tivemos avanços importantes, mas isso não seria possível sozinho. Contamos com o apoio fundamental da Secretaria de Agricultura do município, do SENAR Rio e do Sebrae. O produto rural está ganhando cada vez mais seu valor, mas precisamos estar preparados para essa transformação.  A luta é grande, e é essencial que todos trabalhem juntos, jogando no mesmo time”, afirmou.

Maurício Salles, gerente do ATeG SENAR Rio, ressaltou as ações do SENAR, como os cursos técnicos, a formação profissional e o trabalho desenvolvido pela ATeG em parceria com os sindicatos rurais e o Sebrae, que iniciou em 2016 – e em 2022 começou a atuar na agroindústria. Carlos, assessor do Sebrae, reforçou a importância dessa parceria para oferecer o melhor ao produtor rural, garantindo o desenvolvimento técnico e o aumento da rentabilidade.

Carlison Costa, supervisor da ATeG; Carla Valle, superitendente do SENAR Rio; Maurício Salles, gerente da ATeG Rio de Janeiro e Rodrigo do Valle Nogueira, produtor rural e proprietário da Du Valle.

Fábio Vicente apresentou a evolução e perspectivas do SIM nas agroindústrias de Valença, enquanto Bruno Guedes Escrivani, agente de atividades agropecuárias do SIE, abordou a legalização da agroindústria no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ). Rafael Pereira, da Emater-Rio, explicou os procedimentos para emissão do Selo Arte, que permite a comercialização nacional de produtos artesanais de origem animal com garantia de qualidade e identidade.

Palestras

Carolina Castello Branco, instrutora do SENAR Rio, destacou a importância das Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades, e Aline da Silva Machado Castro, técnica de Campo da ATeG, abordou o trabalho de adequação dos processos de fabricação nas agroindústrias participantes do programa.Veja mais fotos aqui.

 

Aline da Silva Machado Castro, técnica de Campo da ATeG Rio de Janeiro.