Campos dos Goytacazes sedia encontro de avicultores da região
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, sediou nesta quinta-feira (10) um importante encontro entre avicultores da região, com foco na legalização de entrepostos de ovos. O evento, que reuniu cerca de 150 produtores, foi promovido por meio de uma parceria entre o Sistema FAERJ/SENAR Rio, o Sindicato Rural de Campos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, a Emater-Rio e a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar.
Valquíria Agnes Cardoso Côrtes, responsável pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA)no Estado do Rio de Janeiro foi uma das convidadas para falar sobre “Registro Avícola”. Carolina Martins Kamiyama, coordenadora Setorial de Educação Sanitária da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, palestrou sobre “Registro de Entreposto de Ovos no Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ”. Eduardo Walter, pesquisador da Embrapa Agroindústria e líder do projeto OvOLimpo abordou sobre o projeto e sua qualidade, rastreabilidade e identificação local.
Maurício Salles, gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR Rio, destacou a importância do evento:
“Esse encontro é fundamental para orientar os produtores sobre as boas práticas e a legalização dos entrepostos, garantindo que os ovos cheguem ao consumidor com mais qualidade e segurança. A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Rio tem justamente esse papel: acompanhar de perto a produção, promover conhecimento e impulsionar o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.”
Além de Maurício, estiveram presentes Almyr Júnior Campos, secretário Municipal de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Paulo Henrique Morais, superintendente Estadual de Defesa, Felipe Brasil, subsecretário Estadual de Agricultura, Enaldo Barreto, secretário de Agricultura de São Francisco de Itabapoana; Ronaldo Bartholomeu dos Santos Junior, presidente do Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes; Maria Zeni, presidente do Sindicato Rural de Trajano de Moraes e Alexandre de Castro Brasil, presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio de Pádua.
Além dos produtores de Campos, participaram agricultores dos municípios de Carapebus, São Fidélis, Italva, São Francisco de Itabapoana, Trajano de Moraes e Santo Antônio de Pádua.
A produtora rural Maria da Penha Marins, que atua há 10 anos no setor em Cambaíba, comentou a relevância do evento:
“São eventos que nos ensinam muito. A gente nem sempre consegue ir longe para buscar conhecimento, então aprender aqui, com foco na qualidade e nas técnicas certas, faz muita diferença.”
O presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartholomeu, também reforçou o potencial da atividade:
“A avicultura é uma excelente alternativa de renda e pode ser desenvolvida tanto pelo pequeno quanto pelo médio e grande produtor. É uma atividade democrática e viável dentro das propriedades.”