BLOG

Jovens concluem Curso Técnico de Agronegócio no Senar

Atividades de fechamento do período ocorreram neste fim de semana.

Neste sábado (03), o Polo de Apoio Presencial de Barra Mansa, contou com um dia intenso de atividades atividades práticas de todos os semestres do Curso Técnico de Agronegócio no Senar.

Nas primeiras horas do dia, enquanto os alunos do primeiro semestre, fechavam as últimas avaliações, os alunos dos segundo e terceiro semestre, já respiravam aliviados, depois das avaliações, animados com um amigo secretos e almoço no ambiente de convivência.  Enquanto isso, os alunos do 4º semestre, ensaiavam as apresentações dos seus projetos finais, sobre o olhar curioso dos colegas do 3º período, já se imaginando no próximo período com suas apresentações.

Com o nervosismo, como coadjuvante, os alunos de nossa primeira oferta do Curso Técnico em Agronegócio, apresentaram 23 projetos, em duplas e individuais, nas áreas de assistência técnica, marketing, cooperativismo e produção.

A banca examinadora formada pelo tutor responsável pela Unidade Curricular de Tópicos especiais, Mozart Valle, a Coordenadora Regional e Pedagógica da Rede e-Tec, Raquel Lima e os orientadores Carlos André Mendes, Marcelo Afonso, Ralph Barcellos, Francisco Guedes e Leandro Amado e com a participação especial da Consultora do Programa Ate G do SENAR – Rio, Carina Machado e do Diretor Técnico da Emater- Rio, Prof. Ricardo Mansur, analisavam as considerações relacionadas a apresentação oral como: clareza na apresentação, domínio do tema, abordagem e argumentação, forma de apresentação e respeito ao tema da apresentação.

A Coordenadora Regional e Pedagógica do Senar-Rio, Raquel Lima destacou a emoção do fechamento desse ciclo.

“Depois de dois anos, estamos vendo os nossos primeiros técnicos em agronegócio em sua última atividade educativa com a apresentação do Projeto Final, dando identidade ao seu trabalho com pesquisa e análise da viabilidade econômica, frutos de estudos conscientes da importância deste projeto, que demonstra o resultado do processo educacional vivido por cada um deles”.

O Tutor Mozart Valle valoriza o tempo que os alunos tiveram para desenvolver as habilidades no curso.

“Participar da formação dessa turma foi emocionante, porque foi a primeira vez que acompanhamos o desenvolvimento de um aluno por um período longo, podemos perceber a mudança que aconteceu com eles e conseguimos compreender o tanto que se transformaram efetivamente. Eu fico muito satisfeito com a qualidade dos técnicos que estão se formando. Aprendemos muito nesse processo, com a possibilidade de crescer cada vez mais.”

Em dois anos de estudos, com a modalidade semi presencial e a vivência com os colegas no polo, colegas de turma transformaram-se em amigos que emocionados com a aproximação dos momentos finais da formação em Técnico em Agronegócio, relembravam os trabalhos apresentados, as aulas presenciais, as propriedades visitadas e seus produtores, já saudosistas, mas com um olhar no mercado de trabalho que os esperam e na formação superior e especializações através da Faculdade de Tecnoclogia da CNA.

O jovem Almir Almeida, escrevia emocionado mensagem aos amigos.

“Um misto de felicidade com saudades. Obrigado a cada um de vocês, alunos, tutores e a todos os envolvidos: sindicato rural de Barra Mansa e Senar. Sem dúvidas vocês mudaram a minha vida. Sou  grato por cada momento que vivi e por cada amigo que conquistei!

Um sábado marcado por muitas emoções. Inesquecível.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Faerj

 

LER TODAS AS NOTÍCIAS