BLOG

SENAR atendeu mais de 75 milhões de brasileiros em 25 anos

Ação de realidade aumentada em shoppings destaca importante contribuição da entidade para agropecuária nacional

15Além de aproximar o público urbano do universo rural, a ação de realidade aumentada, que começou em um shopping de Brasília, tem outro papel importante: mostrar o trabalho que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolve há 25 anos no Brasil.

“Se a agropecuária brasileira é hoje pop e tecno é porque avançamos nas pesquisas e inovação. Mas o sucesso do setor que contribui com o crescimento do País não teria acontecido sem educação.  É o que o SENAR faz há 25 anos. Tira as pesquisas das prateleiras da Embrapa, de universidades e outras entidades e  leva para o campo, em forma de cursos de formação profissional, presenciais e a distância, ações de promoção social e assistência técnica”, destaca o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara.

Ao longo da sua história o SENAR contabiliza mais de 75 milhões de brasileiros atendidos, gratuitamente. Só em 2016 foram 3,4 milhões.

Campo na cidade

Com a ação de  realidade aumentada, o SENAR leva o campo para a cidade, com a tecnologia que proporciona a interatividade das pessoas com imagens virtuais. O mundo real e o virtual se misturam na projeção de figuras de animais e plantações em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, em um telão separado, passa a sensação de se estar no ambiente de uma fazenda.

A ação faz parte da campanha “Uma janela para o futuro” e acontece no Shopping Pátio Brasil, em Brasília, até a próxima segunda-feira (20/2). Outras capitais do Brasil deverão receber a tecnologia de realidade aumentada nos próximos meses.

Cursos despertam interesse

O auxiliar de cozinha Ivonildo de Souza Oliveira parou no espaço montado pelo SENAR a pedido da filha Manuela, de 4 anos, que queria interagir com os animais. Ele aproveitou para conhecer um pouco mais a entidade e ficou impressionado com a quantidade de cursos oferecidos.

“Eu não sabia que existia esse tipo de cursos profissionalizantes aqui no Distrito Federal. Vim do meio rural. Morei no interior de Góias com a minha mãe e lá criávamos animais como galinha, pato e porco. Me interesso muito por essa área”.

“Criada na roça”, a saladeira Juciane Vieira Amorim conta que a tecnologia fez ela recordar o tempo em que vivia no interior do Maranhão. Ela não descarta a possibilidade de voltar para o meio rural se tiver uma oportunidade.

“Se qualificar é sempre importante. Vou entrar no site do SENAR e ver se tem um cursinho pra mim lá. Se eu tivesse uma boa oferta de emprego, eu iria sem problema algum”, declara.

A realidade aumentada também chamou a atenção do casal de namorados Kesia Bacelar de Oliveira e Gustavo Fröhlich, que passeavam pelo shopping. O jovem conta que nunca tinha visto projetos de agricultura com realidade virtual e elogiou a ação do SENAR. Ambos têm interesse em trabalhar com algo relacionado ao setor.

“Minha família é de origem agrícola. Tenho muito interesse na área do agronegócio, mas achava que não existiam cursos que fizessem essa ligação entre a teoria e a realidade do campo. Pelo que conheci aqui, o SENAR supre essa necessidade”, destaca o estudante de Gestão Pública.

“Queria estudar Veterinária. Gosto de animais, principalmente de porte grande. Adorei a tecnologia, mas preferia que fossem animais de verdade”, brinca Kesia, estudante de Enfermagem.

Assessoria de Comunicação do SENAR

LER TODAS AS NOTÍCIAS
Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

  O presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Rodolfo Tavares, esteve presente na inauguração do Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, localizado em Itaperuna. Também estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais de Itaperuna, Carlos Alessandre Vieira Seródio; de Laje do Muriaé, Ueber Moreira Poeys; de Natividade, José Ferreira Pinto; de […]