Programas

<< Voltar
Conheça o programa que está revolucionando a produção de pequenas propriedades no RJ

Criado em 1998, pela Embrapa Pecuária Sudeste, para capacitar  técnicos e extensionistas em produção de leite. O Balde Cheio iniciou seu trabalho no Rio de Janeiro em 2003, quando o Senar-Rio e a Faerj se associaram ao Sebrae-RJ para conduzir o programa no estado.

A proposta no Rio de Janeiro começou modesta, eram apenas seis técnicos atendendo uma Unidade Demonstrativa cada um. Hoje são 50 extensionistas, com mais de 150 unidades atendidas.

O que é?

O Balde Cheio é um programa que trabalha com uma metodologia de transferência de tecnologia, onde cada unidade demonstrativa é uma sala de aula sobre produção intensiva de leite.

Seu objetivo é atualizar profissionais que atuam na assistência técnica a produtores de leite, implantando técnicas simples que promovem a viabilidade econômica da atividade leiteira.

Quem atende?

O público-alvo do programa são técnicos das ciências agrárias e produtores interessados em participar de um programa que promove uma verdadeira mudança de conceitos de produção.

Como funciona?

Não existe receita de bolo, cada propriedade é tratada de forma individual, respeitando as características da propriedade (relevo, recursos hídricos, fertilidade de solo, rebanho existente) e do produtor (pessoal e financeira).

Os técnicos envolvidos com o programa devem manter o compromisso de visitar a UD, no mínimo, uma vez por mês, para o acompanhamento das atividades combinadas e para a coleta de dados realizada pela família do produtor.

Quais as principais técnicas utilizadas?

– Manejo Intensivo de pastagens tropicais com irrigação;

– Cana-de-açúcar + uréia

– Aveia e azévem em sobressemeadura

– Estruturação do rebanho

– Melhoria de conforto dos animais

– Controle de ecto e endoparasitas

– Exames de brucelose e tuberculose

– Controle financeiro (receita e despesa)

– Controle zootécnico (parição, cobertura e pesagem de leite)

– Controle climático (chuva e temperatura)

– Qualidade de leite

– Preservação Ambiental

Como entrar no Programa?

Produtores e técnicos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o coordenador regional do BaldeCheio ou instituição responsável em sua região.

Região Sul – Carlison Costa – carlison@senar-rio.com.br

Região Norte – Mauricio Salles – mauricio@senar-rio.com.br