Programas

<< Voltar

Empreendedor Rural

O PROGRAMA

O Empreendedor Rural foi desenvolvido em 2003 pelo Senar-PR e logo ganhou uma versão nacional adaptada pelo Senar Administração Central. Com a função de estimular o empreendedorismo de homens e mulheres do campo, o programa fomenta o debate e a formação de lideranças. Desenvolve competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis.

METODOLOGIA

O programa possui cinco fases – diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações e, em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. Ao todo são 17 módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano.

Ao longo do Empreendedor Rural são transferidos aos produtores, conceitos que abrangem temas desde a técnica necessária à elaboração do projeto até o desenvolvimento do lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes.

Conceitos de autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa entre outros são aplicados durante a capacitação. Todos esses temas, trabalhados juntos, permitem que o produtor possa desenvolver atividades inovadoras nas suas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso e ser uma pessoa melhor.

A elaboração e a implantação de projetos individuais, desenvolvidos ao longo do programa, funcionam como elemento motivador ou problematizador no processo de desenvolvimento de competências do produtor rural.

O público beneficiado pelo Empreendedor Rural são produtores rurais, de pequeno e médio porte, seus familiares e trabalhadores rurais, com poder de decisão na empresa.

RESULTADOS

O Empreendedor Rural se consolida no estado do Rio de Janeiro como um programa de grande sucesso. Desde que o Senar-Rio iniciou as ações, foram capacitados mais de 6 mil produtores em mais de 300 treinamentos realizados pelo interior.

Como participar?

Produtores e trabalhadores rurais interessados em participar do Empreendedor Rural devem procurar o Sindicato Rural mais próximo de uma região.

Saiba mais sobre o Empreendedor Rural acessando o link: http://www.senar.org.br/programa/programa-empreendedor-rural