Programas

<< Voltar

Leite Legal

Programa de Qualidade do Leite

O Leite Legal é um programa promovido pelo Senar-Rio e Sebrae-RJ de formação profissional rural para a produção de leite de qualidade. O objetivo do Leite Legal é que o leite produzido no Brasil fique cada vez melhor, seguindo todas as exigências de legislação sanitária existentes e assim contribuindo para o desenvolvimento do setor.

A qualidade do leite sempre foi uma das principais metas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Senar-Rio em linha com as exigências, O Senar-Rio oferece diversos treinamentos de bovinocultura de leite: ordenha manual, ordenha mecânica, qualidade do leite, manejo de pastagens, sanidade, aplicação de vacinas e medicamentos, inseminação artificial e outros, a depender da demanda local.

Em um período de dois anos, a meta do Senar é capacitar 200 instrutores no Leite Legal para atender 81 mil produtores, por meio de treinamentos teóricos de 16h e visitas técnicas, formando em todo o Brasil 5.400 turmas. Para participar os interessados devem procurar o Sindicato Rural mais próximo de sua região. Os cursos são gratuitos e produtores, trabalhadores rurais e suas famílias podem fazer desde que atendam os pré-requisitos de idade e escolaridade que cada treinamento exige.

Conheça mais sobre o Leite Legal.