Programas

<< Voltar

Mãos que Trabalham

Melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo

O Sistema CNA/Senar atua de forma organizada na modernização e na melhoria da qualidade do trabalho e da vida no campo. Trabalha em sintonia com os eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente estabelecida pela Organização  Internacional do Trabalho, OIT.

O programa, criado em 2009, busca capacitar produtores rurais para que cumpram rigorosamente a legislação trabalhista. Leva informações sobre as exigências da “Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração e Aquicultura (NR-31)”, especificamente, quanto a 252 itens selecionados.

A capacitação do produtor rural é feita em duas visitas às propriedades rurais. Na primeira visita, os instrutores do SENAR apresentam a CARTILHA DE APLICAÇÃO, instrumento que permite identificar as possíveis lacunas relacionadas à NR-31. O instrutor percorre a propriedade, acompanhado pelo produtor, para uma melhor percepção das informações prestadas.

Ao final, agenda a segunda visita educativa. Após 45 dias, o instrutor do SENAR retorna à propriedade para reaplicar a cartilha e identificar os pontos regularizados e/ou dificuldades encontradas na regularização. A reaplicação justifica-se pela necessidade de reforçar todos os itens.

Trabalho Decente/Mãos que Trabalham no Rio de Janeiro

No estado, a Faerj espera promover a cultura do Trabalho Decente com ações que busquem a conformidade legal e a consequente diminuição dos riscos de acidentes e doenças relacionadas no meio rural fluminense.

A meta em 2014 será atender 700 produtores rurais em treinamento de mão de obra e 50 propriedades rurais com consultorias, em atenção principalmente ao cumprimento dos 252 itens da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração e aquicultura, a NR-31.

Os produtores que se interessarem em participar do programa podem entrar em contato com o Senar-Rio pelo telefone 0800-2820020 ou pelo e-mail senar@senar-rio.com.br

Saiba mais sobre o programa no link.