Programas

<< Voltar

Útero é Vida

Saúde e conscientização da mulher do meio rural

O Útero é Vida é o programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero realizado pelo SENAR em parceria com instituições e entidades. Seu objetivo é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes, levando informações importantes que conscientizem as mulheres do meio rural e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

O programa realiza eventos que atendem de 150 a 300 mulheres por vez. Neles, as participantes fazem exames de detecção da doença, assistem a palestras educativas e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicure. Simultaneamente às atividades da mulher acontece a Rua do Lazer – um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer.

Os resultados dos exames são divulgados à comunidade atendida em aproximadamente 15 dias. As mulheres que apresentam alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis.

Útero é Vida no Rio de Janeiro

No estado, as ações do Útero é Vida foram realizadas em seis municípios e atendeu mais de 1000 mulheres. Em 2014, até o momento, estão previstas três novas ações no município de Itaperuna.