Sistema Sindical Rural
Constituído por uma estrutura piramidal, o sistema Sindical Rural tem a CNA-Brasil como sua representante máxima. Em um plano intermediário estão as Federações que atuam em seus Estados, desenvolvendo ações para o fortalecimento do sindicalismo rural.
Na base da estrutura estão os Sindicatos Rurais e extensões de base que desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais de forma associativa. Essa estrutura garante a presença do sistema sindical rural em qualquer ponto do país.
QUEM SÃO AS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DA PIRÂMIDE
CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
A CNA está sediada em Brasília lidera o sistema sindical rural que envolve toda a produção do setor. A entidade tem, junto aos setores público e privado, amplo reconhecimento como interlocutora da classe rural nas discussões e decisões que afetam a agropecuária brasileira e desempenha, de forma crescente, sua função de foro de debates e decisões dos produtos rurais desde a sua criação, em 1964.
FAERJ – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro
A FAERJ é uma instituição que tem por finalidade a coordenação, defesa, proteção e representação legal da categoria econômica dos ramos da agricultura, pecuária, extrativismo rural, pesca, silvicultura e agroindústria, no que se refere às atividades primárias destes segmentos.
SENAR-AR-RJ – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro
O SENAR-AR-RJ tem sua administração regional subordinada à FAERJ. Trabalha em parceria com os sindicatos e com a administração pública (em todas as esferas), além da iniciativa privada. Tem como metas promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais e seus familiares. Propicia o ingresso e permanência no mercado de trabalho, o aumento da produtividade, além de oportunizar o aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.
Sindicatos Rurais
Os Sindicatos Rurais são organizações políticas e sociais de direito privado, constituídos para defender os interesses da classe rural em seus respectivos municípios. O sindicato trata, principalmente, da organização do produtor, prestando assistência a sua atividade. O Estado do Rio de Janeiro conta, atualmente, com 46 Sindicatos Rurais, distribuídos entre os principais municípios vocacionados à agricultura.