Bule Cheio
O PROGRAMA
Criado em 2010 pelo Senar-Rio, o Bule Cheio é um programa que tem como objetivo promover a viabilidade econômica de propriedades através do treinamento de técnicos no processo de transferência de tecnologia para produção sustentável de café.
QUEM ATENDE?
O público-alvo do Bule Cheio é formado por técnicos e produtores que são treinados para aplicar tecnologias e gestão voltadas para melhores resultados e maior rentabilidade para o produtor e sua família.
COMO FUNCIONA?
A metodologia utilizada, semelhante a outro programa de sucesso do Senar-Rio, o Balde Cheio. O treinamento do técnicos é desenvolvido de forma prática em uma propriedade cafeeira (unidade demonstrativa). A metodologia permite que todos os envolvidos no projeto troquem experiências práticas e que outros produtores possam acompanhar o trabalho em desenvolvimento.
QUAIS AS PRINCIPAIS TÉCNICAS E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS?
Dentro do projeto estão previstas as seguintes atividades de diagnóstico inicial: análise do solo; medição dos talhões; levantamento do número de plantas e idade do cafezal; variedade das mudas e infraestrutura da propriedade.
São algumas das técnicas utilizadas: correção e elevação da fertilidade do solo, planejamento de podas, planejamento de novos plantios, formação de mudas, melhoramento da infraestrutura (terreiros, secadores, etc.), planejamento de carreadores, aquisição de equipamentos, terraceamento, entre outras.
A adoção gradativa das técnicas nas propriedades permitem elevar o nível de produtividade, reduzir os custos e melhorar as condições de trabalho resultando no melhor desempenho da mão de obra empregada na atividade.
COMO ENTRAR NO PROGRAMA?
Produtores e Técnicos interessados em participar do Bule Cheio devem entrar em contato com o coordenador do projeto Hugo pelo e-mail: hugo.siqueira@senar-rio.com.br e/ou carina.machado@senar-rio.com.br